Opções – As 3 Vantagens SENSACIONAIS de Operar Opções de Petrobras

Olá, aqui é o Victor e nesse artigo vou te falar as 3 vantagens mais legais de operar opções de Petrobrás.

O mercado de opções no Brasil está apenas engatinhando, está muito longe do mercado americano de opções, mas nos ultimos anos se desenolveu muito. Hoje em dia já temos opções mensais de diversas ações e cada dia que passa temos mais liquidez nesses intrumentos e também mais instrução sobre como usa-los.

Nos EUA, o negócio está tão avançado que eles já tem ETFs que simulam operações com opções a uns 30 anos, eu mostrei um pouco disso nesse vídeo aqui.

No vídeo que eu acabei de citar, eu também falo sobre o jeito correto de operar opções, mostrei que são os vendedores de opções que ganham esse jogo no longo prazo e mostrei também que uma estratégia muito simples, como a venda coberta, bateu o SP500 nos ultimos 30 anos.

Se você não sabe do que se trata a venda coberta, eu recomendo fortemente que você veja esse vídeo aqui. Lá eu expliquei a estratégia em 13 minutos, o vídeo ficou bem direto ao ponto, sem enrolação e com certeza vai ter gerar muito valor.

Bom, muito legal tudo isso, mas aqui no mercado de opções brasileiro nós temos ainda muitos desafios, e as opções da Petrobrás são as que estão mais a frente na resolução desses problemas. É por isso que são nas opções de Petrobrás que dá pra aplicar quase todas as estratégias de opções que eu aprendo. E aqui vão as 3 vantagens de operar opções de Petrobrás.

Vantagem Número 1: Liquidez

Liquidez é um dos aspectos mais importantes das opções, isso porque geralmente as opções custam centavos, então qualquer distorção no book de ofertas já gera um diferença enorme na sua operação.

Fazendo um parentese rápido, o book de ofertas é onde temos as ofertas de compra e venda de um ativo, ele ordena as melhores ordens primeiro, ou seja o maior preço que um comprador deseja pagar e o menor preço que um vendedor deseja vender, quando esses preços se igualam, sai um negócio. O spread no book de ofertas é a diferença entre o preço que o melhor comprador pagaria e o melhor vendedor venderia.

Se uma opção custa 20c e tem um spread de 5c no book de ofertas, isso já significa 25% do seu valor investido. E fica muito difícil ganhar dinheiro saindo já 25% pra trás.

As opções de petrobrás tem a maior liquidez no nosso mercado. Um dos jeitos de olhar isso é através do app trademap, na página de opções deles eles ordenam por liquidez.

Dá pra ver que PETR4 tá no topo. Esse número na coluna “Liquidez” é o número de negócios da opção mais negociada dessa empresa, mais de 4k negócios em um dia, é muita coisa. Mas se você clica em PETR4, vê que tem uma variedade de strikes com muita liquidez, se você somar os negócios em cada strike vai ver que dá muito negócio todo dia.

Pra quem vende opções, a liquidez ajuda muito, porque quando você erra, consegue fazer a rolagem por mais tempo e fica ordenhando a operação.

Mais um parêntese, rolagem é alongar a operação por mais um vencimento, no mercado de opções você faz isso recebendo dinheiro, quando um dos meus alunos que é contador descobriu isso ele ficou impressionado e me mandou essa mensagem.

“Muito lindo isso” esse espanto é normal. Afinal, no mundo físico se você quer adiar um passivo, você tem que pagar, já nas opções algumas vezes você consegue adiar seus passivos e receber por isso.

Legal né?

Então liquidez é a vantagem número 1 de operar opções de Petrobrás. E você aí? Já operou opções de PETR4? Me conta aqui nos comentários.

Vantagem Número 2: Variedade de Strikes e Vencimentos

Recentemente algumas ações começaram a ter opções com vencimento mais longo. Isso é comum nos EUA, inclusive eu cito uma operação do Warren Buffett com opções de vencimento longo nesse vídeo aqui.

Mas até pouco tempo, essas opções não existiam no Brasil. E recentemente foram criadas. O fato é que a única empresa que tem boa liquidez nessas longas é a Petrobrás, e com essas longas dá pra montar muita estrutura legal com opções. Mas isso é meio avançado, não é assunto pra esse artigo de hoje.

Na Petrobrás também tem uma variedade de strikes nas opções de vencimento curto, isso ajuda muito a montar as estratégias e também a fazer as rolagens depois.

Em suma, essa variedade de strikes e vencimento ajuda basicamente a montar estruturas e diversificar estratégias.

Antes de irmos para a vantagem número 3, queria te convidar a entrar no meu canal do Telegram, é gratuito e lá eu compartilho conteúdos quase que diariamente com vocês. Alguns seguidores inclusive mandam perguntas lá no nosso bate papo. Clique aqui para entrar.

Vantagem Número 3: Volatilidade Alta

Volatilidade alta é desejado por muita gente que opera opções, principalmente pelos vendedores. Isso é assim porque quanto maior a volatilidade de uma ação, maior o prêmio imbutido nas opções. E quanto maior o prêmio, mais você recebe quando as vende.

O mais legal é vender quando está caro.

As pessoas pensam que quando a volatilidade está alta é momento ideal para comprar opções, mas na verdade essa é a pior hora, na vol alta o prêmio é gigante e por isso se você compra uma opção seu breakeven vai ficar lá no céu.

Parêntese: Breakeven nesse caso é o preço que a ação tem que chegar pra operação valer a pena.

Os backtests que existem hoje, infelizmente exclusivamente no mercado americano, mostram que a volatilidade implícita nas opções é quase sempre maior que a volatilidade real da ação. Além disso, nos backtests de estratégias vendedoras de opções, os melhores resultados vêm quando se vende opções em ambientes de volatilidade alta, recolhe-se um premio alto e a operação acaba ficando mais protegida. Meio contrasenso né?

Por isso, se você pensa em começar a operar opções, a melhor operação a se aprender no início é a venda coberta. Então não deixe de assistir o meu vídeo sobre o assunto, com certeza você vai gostar.

Esse artigo já está enorme, então deixa uma curtida aqui pra mim que eu vou me despedindo por aqui, te vejo no próximo artigo, vídeo ou mensagem no Telegram.

Grande Abraço!

Deixe um comentário