Olá aqui é o Victor e hoje eu vou falar como você pode operar opções de forma conservadora, tanto na compra quanto na venda. Pra evitar perder dinheiro com opções.
Quando falamos de opções aqui no Brasil, todo material que você encontrar na internet vai te levar a querer ter “ganhos explosivos”. Como a opção é um instrumento alavancado, é fácil fazer milhões de promessas sexy de riqueza fácil.
Não acredite nessas promessas.
Como eu tive que sofrer um pouco até aprender e vejo que a maioria das pessoas entra nesse mercado com essa expectativa de ganhos explosivos, eu resolvi ensinar como operar opções de maneira conservadora.
Eu vou separar esse vídeo na perspectiva do comprador e do vendedor. E pra você que já ouviu “opção não se vende”, “opção tem risco ilimitado na venda” e afins, eu tô aqui pra te dizer que o jeito mais conservador de operar opções é exatamente vendendo, mas vendendo do jeito certo.
Mas, vou deixar o melhor pro final e começar pela perspectiva do comprador.
E antes de falar do comprador, quero te convidar a entrar no meu grupo do telegram. Lá eu compartilho conteúdo gratuito quase que diariamente com vocês, é um contato bem mais próximo. Pra entrar basta clicar aqui.
E agora vamos nessa falar sobre os comprados.
A perspectiva de quem compra opções
O comprador de opções tem um direito de comprar ou vender um ativo numa determinada data (vencimento) por um determinado preço (strike). Geralmente ele paga centavos por esse ativo, ou até alguns poucos reais em alguns casos. A expectativa do comprador é que haja um forte movimento na ação na direção para a qual ele se posicionou, esse movimento faz a opção dele se valorizar e ele vende a opção mais cara do que ele comprou.
Os comprados em opções de vez em quando veem valorizações exorbitantes, de 100%, 500% e até 1000% em poucos dias quando acertam “na veia”. Além disso, o máximo que podem perder é 100%, ou seja, o valor que colocaram na operação. Essa é a grande vantagem de comprar opções, a assimetria, você tem muito mais a ganhar que a perder.
Mas a vida não é assim tão fácil! Pra ter o lucro na compra de opções você tem que acertar muitas coisas. Muitas coisas inclusive que talvez sejam imprevisíveis. Essas coisas são:
- um movimento forte da ação
- em um curto espaço de tempo
- sem diminuição de volatilidade.
Não preciso nem dizer que acertar isso é muito muito difícil. E quando você erra a perda geralmente é grande, pode chegar a 50%, 70% num só dia.
Por isso, muitas coisas jogam contra os comprados. A primeira é a incerteza de saber pra onde o preço da ação vai. Se a ação andar pro lado errado, você perde bastante dinheiro.
A segunda é a passagem do tempo. Nas opções existe um fenômeno chamado de Theta decay, esse fenômeno é a queda do valor da opção pela passagem do tempo, isso acontece porque quanto mais longe do vencimento, mais incerteza e oportunidade estão contidas no preço daquela opção. A medida que o tempo passa, essa incerteza e oportunidade vão diminuindo e com isso também o preço da opção vai caindo.
Na verdade você consegue inclusive medir quantos centavos aquela opção vai perder por dia simplesmente pela passagem do tempo, sem o preço da ação se mexer. Pra saber isso basta buscar na sua plataforma qual é o Theta daquela opção.
Outra coisa que joga contra os comprados são as variações de volatilidade. Se a volatilidade implícita na opção cai, a opção murcha na sua mão.
Além disso, como as compras de opções tem que ser operações rápidas, o operador tem várias coisas pra equilibrar. Gestão de risco, saber lidar com as perdas, timing de entrada e saída, ficar preso na tela o dia inteiro, controlar o psicológico. Enfim, não é tarefa fácil.
Mas como eu prometi, vou te dizer como operar comprado e de maneira mais conservadora.
As duas maneiras de comprar opções de forma conservadora
A primeira coisa, é controlar o lote. É muito diferente operar quando você colocou 100 reais, 1.000 reais ou 50.000 reais numa operação. Isso porque quando você coloca um dinheiro que você não se incomoda em perder, você tem mais margem de oscilação até que a operação venha a seu favor. Além disso, quando as perdas ocorrerem serão menores. Então se você vai comprar opções OPERE PEQUENO.
A segunda coisa que você pode fazer é comprar uma trava ao invés de uma operação a seco. Numa trava você basicamente compra uma opção e vende outra. Isso limita seus ganhos (que ainda podem ser muito altos, porém limitados) mas mitiga vários dos problemas de uma compra a seco. Numa trava o tempo, os movimento da ação na direção errada e as mudanças de volatilidade jogam contra, mas numa intensidade bem menor.
Isso porque tanto a opção comprada quanto a vendida sofrem os efeitos dessas coisas, então o efeito líquido fica mais suave.
Por exemplo, se a ação se mexeu na direção errada, a opção que você comprou vai perder valor, mas a que você vendeu também, então no líquido, você perdeu bem menos. E a mesma lógica funciona pros outros fatores, tempo, volatilidade, etc.
Hoje eu não vou me alongar nas travas, mas se você quiser saber mais sobre como operar travas deixa um “quero aprender mais sobre como operar opções” aqui abaixo nos comentário. Se tiver muita demanda por esse conteúdo, eu o faço.
Bom, agora vamos analisar a perspectiva dos vendidos.
As perspectivas de quem vende opções
Quem vende opções tem um problema. Se o preço da ação explodir, aquela opção que você vendeu ganha muito valor e você entra em apuros, a assimetria é negativa, ao contrário do comprado, você tem muito mais a perder do que a ganhar, mas isso se corrige fazendo sempre as operações de forma coberta. Ou seja, pra vender uma call por exemplo, você deve ter a ação na sua carteira, desse modo, se a ação explodir de preço, sua call vendida valoriza muito, mas é compensada pela ação que você tem em custódia.
Se você não entende direito como faz uma venda coberta, eu ensino essa operação passo a passo nesse vídeo aqui, passa lá pra dar uma olhada.
Na venda coberta você mitiga os outros riscos, o tempo fica a seu favor, porque cada dia que passa a opção que você vendeu tende a ficar mais barata pela passagem do tempo. Já se a ação começar a cair, a opção que você vendeu vai virando pó e você ganha o prêmio dela. E as variações de volatilidade dentro do exercício também não importam pra ti, o que importa é somente o dia do vencimento.
Essa configuração simplifica muito as coisas para o operador. Quem faz a venda coberta só vê dois cenários. A ação subiu muito e a opção vai dar exercício, nesse caso ele vai entegar a ação (de preferencia mais cara do que comprou). Ou a opção não vai dar exercício, vira pó e ele fica livre pra vender a opção do mês seguinte.
Bom Victor, então qual é o risco de quem faz venda coberta, porque todos os cenários parecem muito positivos.
O risco de fazer venda coberta é a sua ação cair muito, como você tem que ter a ação pra fazer a operação, se ela cai muito você fica com a ação desvalorizada na sua carteira. Mas aqui está um grande pulo do gato.
Se você já toparia ter aquela ação na carteira o negócio fica muito legal, porque você consegue rentabilizar esse patrimônio em ações. Como você já assumiria o risco de ter a ação de qualquer maneira, porque não tirar uma renda dela? Além do mais se a ação cair, você fica mais protegido e perde menos, porque já recuperou um pedaço do valor investido com a venda coberta. Tem um estudo bem legal que mostra que uma estratégia simples e mecânica de comprar ações e vender as calls dela geram mais retorno e menos risco pra sua carteira, vou colocar o grafico aqui abaixo.

Como vocês podem notar, as duas primeiras estratégias, que são de venda de opções performaram melhor que o buy and hold simples de SP500. A barra azul do gráfico representa os retornos anualizados nesses 30 anos, já a barra laranja representa a volatilidade (ou risco) da estratégia. Claramente estratégias simples com opções como a venda coberta bateram o mercado nos últimos 30 anos e entregaram mais rentabilidade com menos risco.
O link para acessar o estudo completo vai estar no final do artigo
Então resumindo a ópera, pra operar opções de um jeito conservador faça venda coberta ou se for operar comprado opere pequeno e nunca à seco, sempre com travas.
Foi um prazer escrever esse artigo pra vocês, se ele te ajudou de alguma forma, deixe um comentário aqui pra mim e siga esse blog.
Grande Abraço!