Olá, aqui e o Victor e hoje eu vou falar sobre 4 abordagens pra saber se uma ação esta barata ou não. Uma delas é mais complexa, mas as outras 3 podem ser bem simples e com certeza vão te ajudar a escolher ações muito melhor. Fica comigo até o final que tem muito conteúdo pra você aqui, vamos nessa.
Valuation
Valuation é o jeito mais “preciso” de estimar o valor de uma ação, sendo bem curto e grosso você básicamente tem que estimar a performance da empresa no futuro, tranformar isso num fluxo de caixa e trazer tudo a valor presente. Se o valor presente for muito maior que o preço da ação hoje, a empresa está barata, do contrário, está cara.
Só por essa explicação extremamente simplista você já deve ter percebido que essa tarefa do valuation não é nada fácil. Saber quanto uma empresa vai lucrar ano que vem já é uma tarefa complicada, imagina daqui a 5 ou 10 anos.
Quem faz valuation se propõe a responder esse tipo de pergunta.
Nesse mundo, até os profissionais acabam ficando pra tras. A grande maioria dos fundos de investimentos ativos perde do seu benchmark no longo prazo. Isso quer dizer que o fundo, gerido por um gestor profissional, que dedica os seus dias a isso, estudou e tem anos de experiência, não consegue bater a bolsa ou o CDI por exemplo.
Em compensação nós temos gestores muito bons nisso, como o Warren Buffett, que tem um retorno anualizado incrível e faz ótimos negócios principalmente porque sabe analisar bem o valor de uma empresa.
Conclusão sobre valuation é o seguinte: Ter esse conhecimento com certeza vai te ajudar a escolher melhor as ações que você adiciona na sua carteira de investimentos, se você puder se dedicar a isso, ótimo, se dedique e aprenda mais sobre o assunto, mas não fique tão preso nisso, afinal é uma atividade muito dificil, inclusive pra profissionais.
Nesse vídeo eu vou mostrar também 3 jeitos de você analisar empresas que são mais simples que valuation, são menos tecnicos, mas ajudam também a fazer bons negócios na bolsa.
Vou dar exemplos mais práticos desses métodos, que são muito bons se usados em conjunto e também vou falar onde conseguir dados pra utilizar bem esses métodos.
Vou falar de 3 métodos:
- Múltiplos,
- Bom senso
- Estatística
Múltiplos
Vou começar explicando o que é um multiplo e quais multiplos podem indicar que uma empresa está barata e é minimamente viável também, não adianta também comprar empresa porcaria né.
vou falar sobre 4 multiplos rapidamente:
- P/VPA
- P/L
- Dívida liq/EBITDA
- Margem líquida
P/VPA
P/VPA é um indicador fundamentalista que mede o preço dividido pelo valor patrimonial de uma ação. Esse múltiplo é utilizado para comparar o valor pago por uma ação com o valor contábil da mesma.
A lógica de olhar esse indicador é a seguinte, quando você compra uma ação, está comprando na verdade um pedaço do patrimônio de uma empresa, logo se esse indicador é 1, quer dizer que você está comprando o patrimônio exatamente pelo valor contábil dele.
Não é comum esse indicador ser 1 ou menor que 1, isso porque as pessoas esperam que o patrimônio das empresas cresça ao longo do tempo.
Em momento de ganancia extrema, o mercado paga valores absurdos pelo patrimônio de uma empresa, tinha varejista aí com esse multiplo em mais de 16x esse ano ainda.
Em momentos de caos e medo extremos, o mercado precifica ações abaixo do seu valor patrimonial, isso quer dizer que eles esperam que o patrimônio da empresa diminua ao longo do tempo, e esse é um sinal que talvez a empresa esteja barata, porque assim como o mercado exagera na alta, ele também exagera na baixa.
P/L
O P/L mostra a relação entre o preço de uma ação no mercado e o lucro que a empresa tem por cada ação. Como o lucro aumenta o patrimônio da empresa ou volta como dividendos, é possível interpretar o P/L como uma aproximação do payback, ou seja, em quantos anos o investimento feito naquela ação retorna pra você.
Tem uma coisa que eu vejo pouca gente comentando sobre o uso conjunto desses dois indicadores, mas esse artigo vai ficar muito grande se eu começar a falar aqui, então eu vou soltar um audio lá no meu canal do Telegram explicando melhor isso, se você quiser entrar lá, é gratuito e basta clicar o link.
Os outros dois indicadores dizem mais sobre a qualidade da empresa do que sobre o fato de ela estar barata ou não. São eles a dívida líquida/EBITDA e a margem líquida.
Dívida Líquida/EBITDA
Rapidamente falando, a dívida líquida/EBITDA nos mostra quantos anos de lucros operacionais a empresa precisaria pra pagar sua divida. Empresas muito endividadas são geralmente empresas ruins, empresas com pouca ou nenhuma divida são empresas boas via de regra. Lógico que existem exceções pros dois lados.
Margem Líquida
Já a margem líquida mostra quanto lucro a empresa teve com relação as receitas, ou seja, quanta grana a empresa precisa movimentar pra poder gerar lucro. Empresas com margens maiores geralmente tem menos risco porque podem absorver impactos maiores e ainda ter lucro. Já empresas com margens pequenas sofrem mais com qualquer instabilidade no mercado.
Se você quer acompanhar esses indicadores, recomendo o site status invest, é um site gratuito e lá você pode não só checar os indicadores empresa a empresa, mas fazer uma pesquisa avançada e ver listas de empresas que satifazem uma determinada condição, por exemplo, filtre as empresas que tem P/VPA menor que e P/L menor que 10.
O próprio site te mostra a lista com todas as empresas que se encontram nessa situação. Vale a pena explorar esse site, tem muita informação valiosa lá.
Vamos falar agora de estatística e bom senso
Estatística
Vou começar pela estatística, porque o bom senso você vai usar junto com os multiplos e a estatistica.
Então vamos lá, eu gravei esse vídeo aqui bem no início desse canal. O conteúdo é legal, nele falo um pouco das estatíticas de frequência da bolsa.
Lá nesse vídeo uma das coisas que eu falo é que a bolsa passa mais ou menos 2% do tempo a 50% de distância da última máxima histórica, um dado interessante né, peguei dados desde 2001 pra analisar, ficou bem legal o estudo.
Sabendo disso você pode aproveitar esses momentos raros da bolsa pra ter um parâmetro pra comprar ações. Novamente, não é perfeito, mas se a bolsa já caiu 50% da ultima máxima concorda comigo que seu risco é menor agora?
Outra coisa que funciona estatísticamente, vender opções, eu mostro isso nesse vídeo aqui com um estudo de mais de 30 anos sobre o assunto.
Infelizmente eu não conheço ferramentas que mastiguem esses dados estatísticos pra nós, então fiz esses estudos no excel ou peguei de pessoas no exterior que já tinham feito, mas se você conhece alguma ferramenta estatística pra bolsa, comenta aqui abaixo pra eu conhecer também.
Acho que eu nunca contei aqui nesse canal, mas durante um tempo eu me dediquei a construir um robozinho de investimentos. Fiquei mais ou menos uns 3 meses fazendo ele, aprendendo a fazer backtest e testando várias teses quantitativas de investimento, teses simples claro, não sou nenhum profissional nisso, mas o interessante é que o único princípio que pareceu funcionar foi o retorno a média.
Quer dizer, a única coisa que concluí dos dados é que o mercado exagera pra cima e depois exagera pra baixo. Baseado nisso meu robozinho fez nos backtests um retorno anualizado de 15%. Ele rodou um tempo na minha conta real na corretora e fez uma graninha maneira, terminou positivo. Atualmente ele tá desligado, mas o aprendizado do retorno as médias foi muito interessante.
Bom senso
Por último eu queria falar do bom senso. Bom senso quase sempre acerta e isso quer dizer pra você ser meio cabrero com a bolsa e usar as ferramentas que acabei de te ensinar pra desconfiar dos preços.
Um exemplo: Bolsa a 120k pontos, será que é hora de comprar ações com P/VPA de 20x? humm, parece que não é uma boa. Uma hora isso vai retornar à media. Além disso, pra 20x P/VPA se justificar essa empresa vai ter que multiplicar seu patrimônio por muitas vezes, é dificil fazer isso, vou ficar de fora.
Outro exemplo: Bolsa a 60k pontos, olha só essa empresa, tá com P/VPA de 0,50. Caramba, será que faz sentido essa empresa diminuir seu patrimônio pela metade? Só se tiver algo muito errado com ela, vai lá, checa a dívida, checa os lucros, analisa se a empresa vai sobreviver a crise, talvez já seja uma boa hora pra comprar e esperar, é patrimônio com 50% de desconto.
Pronto, você usou o bom senso com sucesso!
Além das coisas que eu já citei nesse vídeo, canal do telegram, videos sobre opções e vídeos sobre estatistica (seu navegador já deve estar cheio de abas aí) eu vou deixar pra você também um link de um canal que comecei recentemente. Um outro canal bem menos técnico e bem mais estratégico, passe lá pra conhecer.
Coisa pra caramba né, espero que tenha curtido, pra mim foi um prazer fazer esse artigo pra você.
Grande abraço!