O que é dividendo sintético?
O dividendo sintético com opções é uma operação estruturada com opções na qual o investidor tenta simular um recebimento de dividendo de uma determinada ação. Isso é feito com a compra de uma ação e a venda de uma opção de compra (call) com strike muito acima do preço de mercado da ação. Ao fazer essa operação o investidor recebe uma remuneração similar a um dividendo, mesmo que a ação subjacente não tenha distribuído dividendo no período.
Quais são os riscos de fazer a operação de dividendo sintético?
Se o investidor já tem as ações em carteira, os dividendos sintéticos não adicionam risco de perda à posição original, porém caso a ação esteja cotada acima do strike da call no dia do vencimento da opção o investidor tem a obrigação de vender suas ações pelo preço determinado (chamado de strike).
Caso o investidor não tenha as ações em carteira e tenha comprado novas ações para então fazer as vendas de calls, deve-se considerar o risco de queda na cotação das ações no mercado. Se a ação cai muito o investidor pode ter prejuízo na operação.
Quais são os efeitos de longo prazo de aplicar a estratégia do dividendo sintético?
A cada nova venda de calls a posição fica mais segura, afinal o investidor já recebeu de volta um pedaço do dinheiro investido na ação.
Devido ao fato de todo mês o investidor receber uma remuneração sobre a sua posição em ações, essa operação traz muito conforto psicológico e é um ótimo jeito de fazer o patrimônio investido em ações se transformar em renda mensal.
Quanto rende o dividendo sintético?
A rentabilidade do dividendo sintético depende de alguns fatores como:
- Volatilidade da ação subjacente
- Distância entre o strike da call e o preço de mercado da ação
- Dias até o vencimento da opção
- Volatilidade implícita na opção
No vídeo acima dei exemplo de dividendos sintéticos que remuneram 0,5% ao mês ou aproximadamente 6% ao ano