Recentemente, na minha carteira pública de renda, eu fiz uma venda de put de Hypera. Logo em seguida, a ação chegou a cair 40% em poucas semanas.
Dia 30/09, estava eu em meu computador procurando boas empresas em preços atrativos e com prêmios excelentes para fazer minha venda de put e embolsar meus dividendos sintéticos. Eis que vejo as opções de Hypera, uma empresa interessante, com múltiplos atrativos, bom histórico e em um setor promissor. A ação já havia caído muito desde sua máxima e as puts estavam com excelente prêmio, então resolvi vender a put e embolsar essa renda, caso HYPE3 seguisse caindo, eu compraria a ação para a minha carteira. Tudo certo até aqui.
Vendi a put. HYPEW261, com strike em 26.01. Um ótimo negócio, pensei. Recebi um prêmio de 1.00 por ação, totalizando R$ 100,00 de renda dessa operação aquele mês (a carteira pinga pinga é uma carteira simbólica, por isso a posição tão pequena). Alguns poucos dias após essa venda, um evento corporativo fez com que a ação caísse para o patamar de 20.00 por ação. Mais alguns dias e a ação estava em 16.00.

Como fazer a venda de put com segurança e sem stress.
Eu fiz algumas coisas certas antes de montar essa operação, e por isso ela acabou me deixando tranquilo, mesmo com uma queda de aproximadamente 40% em relação ao meu strike. A primeira coisa correta que fiz foi escolher uma boa ação do ponto de vista fundamentalista, ou seja, escolhi uma ação que tinha bons fundamentos, com histórico de lucros e indicadores financeiros saudáveis. O segundo acerto foi fazer a venda de put quando a ação já estava barata do ponto de vista fundamentalista. Quando a ação é barata, é mais dificil que ela continue caindo por muito tempo, pois compradores entram comprando o papel e puxam o preço pra cima. E finalmente, um terceiro acerto foi fazer a operação em um tamanho confortável, ou seja, a ação representa apenas cerca de 10% das posições dessa carteira, por isso, mesmo uma queda muito intensa, não representa um prejuízo grande na carteira.
O que fazer quando a ação cai muito depois da venda da put?
Depois de uma queda tão intensa, que deve ser rara se você seguir as boas práticas antes de montar a operação, o que é possível fazer?
Temos algumas alternativas, e já que estamos falando de uma ação boa, barata e que você embolsou em quantidade pequena suficiente, a primeira alternativa seria vender uma nova put. Assim, você embolsaria mais prêmio e assumiria mais um lote de ações em um preço ainda mais atrativo, trazendo seu preço médio para baixo.
Uma segunda alternativa seria utilizar opções longas, ou seja, comprar calls longas da ação para se beneficiar da recuperação da ação no futuro, com a possibilidade de rentabilizar essa posição de opções longas ao longo do período de vida dela (montando uma THL longa ou uma PMCC, por exemplo.).
Caso a queda não tenha sido tão grande e abrupta, ainda há a possibilidade de rentabilizar a posição através da venda coberta de calls, baixando lentamente o preço médio através do recebimento de prêmios de opções.
No meu curso Aprenda Operações Estruturadas, eu ensino essas e outras tecnicas para que você possa fazer renda com opções com segurança. Para conhecer clique no link: APRENDA OPERAÇÕES ESTRUTURADAS